«

»

set 21

Tempo ajuda e 10 mil pessoas lotam Avenida Sete de Setembro para o grande desfile da Mostra da Cultura Gaúcha -pASSO fUNDO

 ORIGEM:http://www.rduirapuru.com.br/tradicao/54070/tempo+ajuda+e+10+mil+pessoas+lotam+avenida+sete+de+setembro+para+o+grande+desfile+da+mostra+da+cultura+gaucha
Créditos: Mateus Leal/Rádio Uirapuru

Tempo ajuda e 10 mil pessoas lotam Avenida Sete de Setembro para o grande desfile da Mostra da Cultura Gaúcha

Nesta quinta-feira, 20 de setembro, feriado estadual do Dia do Gaúcho, Passo Fundo lotou a Avenida Sete de Setembro para o grande desfile da Mostra da Cultura Gaúcha. A Uirapuru contou tudo ao vivo com grande equipe, apoiada nos comentários do tradicionalista e pesquisador da cultura gaúcha, Orlei Vargas Caramês.

O evento, que teve o desfile militar antes, começou após as 9h30 com as entidades tradicionalistas, destacando o tema “Tropeirismo”. Os tropeiros foram os grandes responsáveis pela expansão de Passo Fundo, passando pela cidade e fazendo desta terra uma parada, o que motivou a criação de uma estrutura para atender a estas pessoas, com os primeiros comércios.

O público lotou as arquibancadas, que tinham capacidade para 4 mil pessoas. Outras milhares observaram o desfile em pé ou em cadeiras próprias ao longo da avenida, que, somando-se ao público das arquibancadas, levou cerca de 10 mil espectadores à avenida.

O secretário Municipal de Cultura, Pedro Almeida, destacou que o município apoia o evento, que já está na sua 26ª edição, oferecendo arquibancadas e toda a estrutura necessária para um dia de festa que é de todos.

Presente também no evento, o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, agradeceu a presença de todos em um dia especial para todos que vivem nesta terra. Afirmou que é preciso lembrar dos feitos dos antepassados que nos deixaram um legado de orgulho e que tanto motiva as pessoas.

Os cavaleiros foram o destaque principal, montando os cavalos, símbolo da cultura gaúcha e responsáveis por levar o gaúcho para além das fronteiras. Josemar Sgorla, da Cabanha Olho D’Água, presente no desfile, destacou a importância de venerar este animal, que ao lado do homem ajudou a construir o Estado. Josemar afirmou que é preciso ter respeito, pois o cavalo lutou com os gaúchos, tingiu a terra também com seu sangue e impulsionou o desenvolvimento de Passo Fundo.

O diretor da Rádio Uirapuru, Jerônimo de Paiva Fragomeni, também destacou a importância do dia que é de todos, mas principalmente de lembrança e reverência à coragem do gaúcho em épocas de grandes desafios.

Ao término do desfile, por volta das 11h20, todas as entidades tradicionalistas se reuniram para uma apresentação especial em homenagem a Paixão Côrtes, que unificou e criou o estilo da cultura gaúcha, sendo o modelo usado para a estátua do Laçador e grande idealizador dos CTG’s no Estado.

ENVIADO POR HILTON ARALDI – PASSO FUNDO

Deixe uma resposta