«

»

jul 03

Resumo 7 – Viagem ao Rio Grande do Sul Auguste de Saint Hilaire parte VII

outubro de 1820 – Auguste de Saint-Hilaire

Xuí – Criação de gado – Ações Militares – Bento Gonçalves

Esta chegando aos “Campos Neutrais” local de muita disputa entre Portuguêses e espanhóis. Costeia pela Lagoa Mirim e (hoje) reserva do Taim.

Na Estância do Curral Grande encontrou alguns espanhóis que utilizam chiripá, espécie de cinta que desce até os joelhos.

Julga-se nesta região que cada estancieiro não pode vender um número superior a décima parte do seu rebanho, na região de Porto Alegre era possível vender até a quinta parte e ainda o rebanho continuaria crescendo. Vende-se com 3 a 5 anos. Cavalos e jumentos ficam em liberdade e procriam a bel prazer.

As casas da região não possuem telhado nem forro.

Chega ao Xuí e é levado a um Fortim, em ruínas, erguido por espanhóis, com soldados da Guerrilha, reunidos por Bento Gonçalves. Segundo lhe foi dito,Bento reuniu em torno de 12 desertores,reconhecido o valor da tropa passaram a incorporar as tropas militares e multiplicado seu número.

Chega a propriedade de Ângelo Nunez, antes da guerra o mais rico da região, sendo depois maltratado por espanhóis e portugueses sobre o pretexto de que tomara partido de ambos os lados, foi saqueado em sua criação e até móveis de sua casa.

A imagem pode conter: texto

Deixe uma resposta