«

»

out 04

Resumo 18- Viagem ao Rio Grande do Sul -Auguste de Saint-Hilaire parte XVIII

Janeiro de 1821 – Auguste de Saint-Hilaire

Retorno ao RS – Previsão de independência e Revoltas

27 de janeiro, passando a localidade de Quaraim retorna a Capitania do Rio Grande e presenteia sua gente.

Perdido no deserto envia uma carta ao alferes solicitando um vaqueano para lhe guiar até a próxima estância, sob forte calor sua carroça se enfesta de pulgas e insetos, especialmente moscas devido a carne pendurada no teto.

Aqui neste trecho Saint Hilaire prevê a Independência do Brasil, relatando que o Rei e seus filhos cada vez estão mais ligados aos costumes do Rio de Janeiro, mas quando puderem retornar a Portugal devem tomar partido pelo país, pois logo surgirão revoltas por capitanias como Pará, Pernambuco, Minas e Rio Grande se não houver este vínculo, abandonados, os mesmos se sentirão a vontade para formarem um estado único.

Acredita que seríamos uma nação diferente da Americana, pois aqui constituem muitos homens sem virtude e sem patriotismo, ainda assim superiores aos hispano-americanos, o Brasil acabará em uma anarquia como aquelas que existem nas colônias espanholas.

As margens do do Arroio Santana seu empregado veio lhe informar que encontrou 4 tigres, 2 grandes e 2 pequenos devorando o seu melhor cavalo.

A imagem pode conter: texto

Deixe uma resposta