«

»

maio 07

PROJETO “DOMINGO NO CTG” EM GUAIBA

As entidades tradicionalistas de Guaíba irão promover, no dia 20 de maio, o “Domingo no CTG”. O evento que terá entrada franca será realizado no parque de rodeios do CTG Gomes Jardim, a partir das 9h. No galpão e numa área a céu aberto equivalente a dez campos de futebol, o público vai poder assistir, em tempo real, diversas atividades ligadas às tradições gaúchas, como doma racional e oficinas de danças tradicionais. Haverá distribuição gratuita de água quente e erva-mate para o chimarrão e o churrasco, ao meio-dia, terá preço promocional.

O projeto tem por objetivo divulgar e difundir nossas tradições para toda a sociedade. O público-alvo não é apenas aquele que frequenta centros de tradições, mas especialmente, quem não conhece a nossa cultura.
-Nossa proposta é realizar, nesse parque, uma amostra de tudo o que envolve nossas tradições, em um único dia e em tempo real. Vamos montar espaços temáticos, alguns dos quais voltados para as novas gerações, explica o patrão do CTG Gomes Jardim, Sandro Quadrado.

Assim, guasqueiros, cuteleiros e ferreiros irão demonstrar ao público como são confeccionadas peças como bainhas, facas e esporas. Quem vai apresentar as atividades serão artistas de renome na cultura regional gaúcha.  A dupla César Oliveira & Rogério Melo irá circular pelo parque, o dia todo, anunciando as atrações. Entre as oficinas disponíveis para os visitantes, está a de chula, a cargo de Fernando Espíndola, vocalista do grupo Alma Gaudéria e ex-dançarino de CTG.

Buscando resgatar atividades muitas vezes esquecidas na era da internet e do smartphone, o parque terá um espaço dedicado a brincadeiras infantis antigas e contação de histórias. E para mergulhar as crianças nesse universo lúdico, nada menos do que o cantor Thomas Machado, vencedor da edição 2017 do programa The Voice Kids, que lerá histórias de seu livro/ CD “Filhos do Rio Grande”. O humorista Jair Kobe e seu personagem Guri de Uruguaiana também participação da atividade, assim como os irmãos Neto e Ernesto Fagundes, que lerão histórias da revista infantil “Os Fagundinhos”.

Por sua vez, o cantor Cristiano Quevedo fará uma oficina de vaca parada, ensinando as crianças a laçar um pequeno cavalete em madeira, que imita as feições de um boi. Ele aprendeu o esporte durante a primeira edição do reality Desafio Farroupilha, realizado pela RBS TV.

E que tal aprender a fazer um chimarrão? Atração especial do “Domingo no CTG”, a Escola do Chimarrão, de Venâncio Aires, estará presente com toda a sua estrutura. Comidas típicas não irão faltar. O assador Luiz Martins Vieira irá apresentar o assado “Comparsa Cabeça de Toro”, tipicamente uruguaio, com costelão assado na vala, linguiça campeira e frutas.

Na cancha de rodeios, haverá torneio de laço e demonstração de doma-racional sob o comando do “encantador de cavalos” de Osório, Valdecir de Figueiredo Nascimento. Com sua habilidade e carinho que tem pelos animais, ele consegue fazer um equino “sentar” no chão. Já os compositores Anomar Danúbio Vieira e Rogério Villagran, com o acompanhamento musical do cantor Jari Terres, irão atuar no espaço dedicado às gineteadas.
-Estaremos cantando para o público músicas que falam de tudo aquilo que eles estarão assistindo, na cancha, explica Jari.

As atividades no galpão social começam às 16h, com apresentações de   danças tradicionais, show com os artistas convidados e baile animado pelo grupo Herança Serrana, de Caxias do Sul. E uma novidade, que busca integrar o tradicionalismo gaúcho a outras manifestações culturais: um trovador irá cantar um rap, e um rapper, irá trovar. O entrevero de culturas será comandando pelos comunicadores da RBS TV, Seguidor F e Marck B, que estão gravando um especial para o Jornal do Almoço, no qual rapper e trovador se enfrentarão na chamada “Batalha dos Pampas”.

Antes mesmo de entrar no parque, os visitantes já começarão a entrar em contato com a cultura gaúcha. Já em Porto Alegre, a bordo do barco Catamarã, que faz a travessia Capital-Guaíba, o público viajará na companhia das crianças da Fábrica de Gaiteiros, projeto social comandado pelo gaiteiro Renato Borguetti.  Ao chegarem na Estação Hidroviária, em Guaíba, os visitantes serão recepcionados por artistas caracterizados com trajes de época da Guerra dos Farrapos. No trenzinho que fará o trajeto até o parque do CTG, eles irão contar detalhes de como foi iniciada a batalha, a partir da invasão de Porto Alegre, pelo Guaíba.

O transporte até o parque também será realizado pelos táxis da cidade, que darão desconto especial em suas tarifas. “Domingo no CTG” é uma promoção da Associação das Entidades Tradicionalistas de Guaíba, com apoio da prefeitura municipal, erva-mate B1 e Celulose Riograndense.

DOMINGO NO CTG
PROGRAMAÇÃO
7h Início da preparação do churrasco Cabeça de Toro
8h30 Abertura dos portões e começo das atividades da Escola do Chimarrão
8h45 Provas de laço (o dia todo)
9h Início das oficinas de vaca parada, cordas, encilhas, cutelaria, brincadeiras infantis, danças tradicionais e indumentária (o dia todo)
10h Contação de histórias, com Thomas Machado
11h Abertura oficial na cancha de laço, com a chegada da Chama Crioula e César Oliveira & Rogério Melo, Jari Terres, Cristiano Quevedo e Thomas Machado cantando o Hino Riograndense.
11h15 Gineteadas
12h Degustação churrasco “Cabeça de Toro”
12h Almoço aberto ao público, com churrasco, no galpão.
14h Demonstração de doma racional
15h Contação de histórias, com Neto e Ernesto Fagundes
16h Início das atividades no galpão
-Gravação da “Batalha dos Pampas” – RBS TV
-Desafio de trova com Tetê Carvalho e Capitão Faustino
-Danças tradicionais
17h Show/ baile com César Oliveira & Rogério Melo, Cristiano Quevedo, Jari Terres, Guri de Uruguaiana, Fernando Espíndola e grupo Herança Serrana
*A partir das 8h, gaiteiros da Fábrica de Gaiteiros, de Renato Borguetti, irão acompanhar os visitantes de Porto Alegre que desejarem se deslocar a Guaíba pelo a bordo do barco Catamarã.

Deixe uma resposta