«

mar 11

Prefeito Porto Alegre oficializa concessão da revitalização do Parque Harmonia e Trecho 1 da Orla do Guaíba

Empreendimento de R$ 280 milhões vai garantir o remodelamento dos espaços pelos próximos 35 anos

11/03/2021 | 16:50

Sidney de Jesus 
Prefeito assinou contrato com empresa responsável na tarde desta quinta-feira

Prefeito assinou contrato com empresa responsável na tarde desta quinta-feira 

Em cerimônia transmitida de forma on line do Paço Municipal, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo assinou, na manhã desta quinta-feira, com a concessionária GAM 3 Parks, o contrato de concessão das obras do Parque Harmonia e do Trecho 1 da Orla do Guaíba. 

O empreendimento, no valor de R$ 280 milhões, vai garantir a revitalização do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Harmonia, e a manutenção dos dois espaços pelos próximos 35 anos. A prefeitura deverá receber 1,5% do faturamento obtido pela concessionária com a exploração dos parques. 

Segundo a Prefeitura, a gestão dos dois parques será validada a partir da publicação do extrato do contrato no Diário Oficial de Porto Alegre e terá 60 dias para a apresentação de um plano operacional. 

 

“É com muito orgulho que firmamos essa parceria. As concessões são importantes ferramentas para a implantação de políticas públicas. Essa assinatura fortalecerá a economia e vai trazer um potencial turístico importante para Porto Alegre”, afirmou o prefeito Sebastião Melo, lembrando que as obras farão alterações urbanísticas muito importantes na Capital. “Somos um governo de continuidade e reconhecemos o que já foi feito. Estas obras não são do Fortunatti, do Marchezan e do Melo, elas são da cidade”, ressaltou. 

Para o diretor-presidente do consórcio GAM3 Park – formado pelas empresas 3M Produções e Eventos mais Grupo Austral –  Vinicius Garcia, a transformação do Parque Harmonias e do Trecho 1 da Orla do Guaíba farão dos espaços uma referência turística de Porto Alegre. “É um momento de comemoração e agradecimento às equipes que nos fizeram chegar até aqui. O trabalho está apenas no começo. Queremos entregar 1,6 m² em obras e fomentar o turismo interno e externo da Capital, além de promover nos locais a cultura e etnias gaúchas, destinos turísticos, mega eventos, inclusão social, entre outros benefícios e obras”, destacou Vinícius Garcia.  

 

No contrato, o consórcio ficará responsável pela conservação do trecho já revitalizado da Orla Moacyr Scliar. Inclui os gastos operacionais, de conserto de equipamentos e manutenção em geral. No local a concessionária pretende fazer operações gastronômicas, musicais e eventos náuticos. 

Já o Parque Harmonia, que tem cerca de 250 mil m2, será revitalizado e seguirá abrigando o Acampamento Farroupilha, além do Rodeio de Porto Alegre. Estão previstas a reforma da Casa do Gaúcho, a construção de um novo  galpão crioulo, espaço para eventos, estacionamento, churrasqueiras, heliponto, entre outras obras. No espaço não haverá cobrança de ingressos. 

 

Deixe uma resposta