Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Pesquisas indicam que chimarrão faz bem ao coração...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas notícias do meio tradicionalista...

 

 

 

13/03/2008

Pesquisas indicam que chimarrão faz bem ao coração
 

A bebida oficial do gaúcho pode fazer bem para o coração. Já se sabe que a erva-mate possui substâncias que evitam doenças cardiovasculares. Agora, pesquisadores do Instituto de Cardiologia da capital iniciaram uma pesquisa com 150 voluntários, para comprovar se as pessoas que tomam chimarrão têm menos risco de ter infarto. Erva-mate e água quente. A combinação é uma espécie de ritual para os gaúchos.

 O chimarrão é companheiro até nos passeios pelo parque. A costureira Márcia Policarpo toma várias cuias por dia. Para ela, "eu bebo por água, por café, ele é meu alimento, se não tomar, sinto falta. è o mesmo que sair sem bolsa, sem sapato, faz parte da minha vida". O Instituto de Cardiologia de Porto Alegre decidiu estudar os efeitos da bebida depois que uma pesquisa americana mostrou que o chimarrão tem três vezes mais polifenóis do que o chá verde, este já comprovado cientificamente que faz bem ao coração. Os polifenóis são substâncias que evitam o envelhecimento das células e as doenças cardíacas. A nutricionista e pesquisadora Bruna Pontin garante que "a pergunta seria essa: será que o chimarrão, um hábito cultural, regional, pode ser uma bebida tão boa para a prevenção de doenças, assim como o chá verde é para a população oriental?". Além de gostar da bebida, os voluntários da pesquisa apresentam uma alta taxa de colesterol no sangue e estão acima do peso.

O estudo vai mostrar se o chimarrão consumido durante dois meses reduz esses fatores, que contribuem para o infarto. A cardiologista Vera Portal explica que "em torno de 30 por cento das mortes no Brasil e no mundo são em decorrência de infarto. Então, todos os esforços que podemos ter no sentido de diminuir esse índice são extremamente importantes, né". Já o empresário Maximiliano Limbacher diz que "se ficar comprovado que o chimarrão faz bem para o coração? Eu vou tomar até o fim da vida, sem culpa nenhuma". E o aposentado Manoel Olmedo ressalta que vai "dar um jeito de tomar de manhã e de tarde. Todo tempo que estiver disponível, vou estar com o chimarrãozinho do lado". É, mas neste caso, é bom não abusar. Por causa da água muito quente do chimarrão, o Rio Grande do Sul tem o maior índice de câncer de esôfago do país. Esta reportagem foi apresentada pela repórter Luci Jorge no Jornal da Band.

Fonte: Newsletter do Jornalista Felipe Vieira

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial