Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Turismo cultural como geração de renda...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas notícias do meio tradicionalista...

 

 

 

17/02/2008

Turismo cultural como geração de renda
 

 

 

OS PODERES PÚBLICOS, MTG E AS OPORTUNIDADES PERDIDAS.

 

O Turismo cultural é sabido, que em todos os países mais desenvolvidos que o nosso é uma importante “indústria limpa”. Nesses países a cultura local é usada para alavancar o turismo, pois as pessoas que viajam têm no turismo cultural o seu grande interesse. Assim países com cultura forte como a nossa, como Japão, Escócia, países árabes, etc. usam bem a sua cultura para proporcionar ao país, grandes geração de renda, alavancando assim a economia e tendo mais assim consequentemente verbas para cada vez mais desenvolver a própria cultura.

Assim os turistas culturais ao chegar a um país preocupado com o turismo cultural encontram facilmente e rapidamente oportunidade de conhecer os costumes locais.

Que pena que em nosso país e principalmente no nosso estado, especificadamente e oportunamente, pois tivemos nessa semana que passou a Conferência Mundial sobre Desenvolvimento de Cidades e ao participar do evento notamos a falta de termos ali naquele local, com uma visibilidade mundial, mais de 5 mil participantes, imprensa mundial, etc., algo que bem proporcionasse aos visitantes um turismo cultural, pois de outros estados vimos representações mais significativas, com estande e tudo o mais.

Lembramos nessa ocasião a promessa feita na Semana Farroupilha de 2007 pelo nosso Prefeito Fogaça de cercar o Acampamento Farroupilha e dar-lhe condições para que seja realmente um local que sirva para a divulgação das tradições rio-grandenses, bem como sirva para alavancar o turismo cultural, que maravilha seria se nessa oportunidade da Conferência das Cidades tivessem os visitantes oportunidade de ir à Harmonia e conhecer ‘in loco” as tradições verdadeiras locais.

Lembramos também na Harmonia a existência da propalada “Casa do Gaúcho”, que até agora ainda não pôde servir aos propósitos para a qual foi pensada, pois foi entregue para a iniciativa privada, salientamos que não nesse governo, mas assim impedida de poder ali ter algo que pudesse servir a bons propósitos culturais e turísticos.

O cercamento do Parque da Harmonia, se feito, deve ser antecedido de muita discussão pela sociedade gaúcha, para que assim se tire um consenso como deve ser feito.

Na Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, notamos uma tímida participação, quase imperceptível do Movimento Tradicionalista Gaúcho, sabemos que foram convidados um dia antes para participar, mas se houvesse um propósito de aproveitar todo esse rico patrimônio cultural, que o MTG possui, haveria um planejamento com tempo de ter, por exemplo, no local um galpão típico como os feitos na Harmonia, onde os Gaúchos poderiam administrar, decorar e assim bem mostrar a nossa rica Tradição Gaúcha, esse galpão poderia ter sido feito na própria PUC, pois espaço é que não falta lá. Nem falo da Harmonia que poderia estar pronta para receber os visitantes, gerando divulgação e renda.

Para que isso aconteça, devemos ter primeiro a disposição dos órgãos públicos, que junto com a iniciativa privada dentro do espírito da Governança Solidária Local encontre as condições para que esse projeto se torne realidade e do MTG que o que se espera que faça esses projetos e apresente aos órgãos públicos municipais e estaduais e tenhamos certeza que esse sonho de todos se tornará realidade e oportunidades como essa, que passou, não sejam perdidas.

Guimarães - Editor

 

Representante do MTG no sábado atendendo aos visitantes 

 

 

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial