Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Oficina de afiação de facas atrai visitantes do acampamento...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas notícias do meio tradicionalista...

 

 

 

10/09/2016

Oficina de afiação de facas atrai visitantes do acampamento
 

 

Dizer que o som de uma faca sendo afiada desperta a memória ancestral e o imaginário dos gaúchos pode parecer exagero, mas foi o que pareceu acontecer durante a oficina realizada pelo cuteleiro Leandro Riva na tarde deste sábado, 10, no Acampamento Farroupilha. Atividade que ensinou como afiar o utensílio foi realizada pelo Piquete Rancho do Tininho, parceiro do projeto Turismo de Galpão, oferecendo aos 10 participantes uma vivência com as tradições gaúchas.
  Sob a orientação do cuteleiro, os participantes da oficina souberam que a pedra deve estar sempre molhada e que a posição da faca sobre ela deve ter certa angulação para que a afiação ocorra no ponto certo da lâmina. "A água é o segredo dessa técnica, pois é um meio lubrificante e previne que a pedra rache, além de tornar o processo mais leve", explicou Riva. Os visitantes, ainda, exercitaram os movimentos da faca sobre diferentes tipos de pedra, da mais porosa à mais lisa, que faz o refinamento da afiação como é usado por mestres da alta gastronomia. "O processo é uma sequência, mas possível que qualquer pessoa o faça e tenha um bom resultado", disse o cuteleiro.
  Frequentador assíduo do Acampamento Farroupilha, o portoalegrense Gerson Pontes Vieira, 61 anos, relevou ter gostado da técnica de afiação. "Já tinha afiado com a pedra comum, a primeira que usamos, mas nunca tinha obtido um feito bom assim. E não possuía técnica", comentou Vieira. O morador de Canoas Ramiro Quintão, 54, também aprovou a atividade. "Aprendi muita coisa", disse Quintão, que pela primeira vez visitou o festejo farroupilha da Capital.

  Oficinas - As oficinas são diárias e ocorrem até o dia 20. A maioria das atividades é gratuita, e algumas têm intérprete para inglês e espanhol. A programação do Turismo de Galpão pode ser acompanhada pelo site www.portoalegrecriativa.info. As inscrições para as oficinas e atividades do Turismo de Galpão devem ser feitas no Espaço de Hospitalidade, localizado próximo à entrada principal do Parque Harmonia, ao lado do Centro de Eventos Casa do Gaúcho.    O local é o ponto de referência e de informações sobre toda a programação para os visitantes que são atendidos por recepcionistas que dominam outros dois idiomas (inglês e espanhol). Ali também são disponibilizados materiais impressos sobre as atividades, mapa com a localização dos galpões que participam do Acampamento Farroupilha, além de informações turísticas da cidade.

O Espaço de Hospitalidade do Turismo de Galpão funciona diariamente, das 9h às 22h. O projeto Turismo de Galpão é uma iniciativa das secretarias de Turismo (SMTUR) e da Cultura (SMC), da 1ª Região Tradicionalista e da Fundação Cultural Gaúcha.

  Festival -Uma das atraçõesdeste ano é o 1º Festival Comida de Galpão, idealizado por Clarisse Chawrtzmann, nacionalmente conhecida como A Churrasqueira, que reunirá no Espaço de Hospitalidade alguns dos mais importantes chefs e cozinheiros do Rio Grande do Sul na criação de cardápios de valorização da culinária regional. No dia 20 de setembro, diferentes pratos da culinária gaúcha, preparados a partir da leitura contemporânea de criativos cozinheiros da cidade, estarão disponíveis ao público. O custo será de R$ 20, por porção. 

  Linha Turismo - O city tour oficial de Porto Alegre se integrará aos festejos farroupilha fazendo uma parada especial no roteiro Centro Histórico, entre 3 e 20 de setembro, junto ao Parque Harmonia. Os passageiros que estiverem no passeio poderão desembarcar para visitar o acampamento, o Espaço de Hospitalidade, interagir com a cultura gaúcha em oficinas do Turismo de Galpão e reembarcar, usando a mesma passagem, em um dos ônibus Linha Turismo que passarão pelo local de hora em hora, entre 10h05 e 16h05, aproximadamente.

/acampamento_farroupilha /cultura /turismo

 

Texto de: Cristiane Serra
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

 

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial