Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:4 anos sem Zé Claudio Machado...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas notícias do meio tradicionalista...

 

 

 

12/12/2015

4 anos sem Zé Claudio Machado
 

Na tarde do dia 12 de dezembro de 2011, o mundo gaúcho amanheceu mais triste. Partia Zé Claudio Machado, um mito da música nativista, um dos mais renomados cantores nativistas da história.  

José Cláudio Machado nasceu na cidade de Tapes, dia 17 de novembro de 1948, vencedor em 1972 da Califórnia, com "Pedro Guará".  Um dos primeiros "bolachões" que comprei foi o que ele gravou com Os Teatinos, ao lado de Glênio Fagundes, Marco Aurélio Campos e Paulo Fagundes. Creio ser a primeira gravação de "Potro sem Dono".

Suas parcerias, sempre escolhidas a dedo, tal como com Jayme Caetano Braun, Mauro Moraes, Os Serranos. Gravou com Luiz Marenco entre outras: Dobrando os Pelegos, De Bota e Bombacha, De Pouca Prosa, Ringindo os Arreios e Na folga do Pingo. 

Ouça Zé Claudio com o Marenco

 https://www.youtube.com/watch?v=ckCFFBcB2dohttps://www.youtube.com/watch?v=epJRqTjLL6c,

 letras de Mauro Moraes.

e abaixo duas de suas mais belas interpretações solo.

 https://www.youtube.com/watch?v=3K28aBl9ia4

 

https://www.youtube.com/watch?v=aoLwz999m0E

  Em "Pelos" : "Entre potros que amansei, Que sentei meu lombilho,  Foram baios e ruanos, sebrunos e douradilhos, Já quebrei muitos tubianos, alazão, preto e tordilho, De vinagre até um negro, todos os pêlos eu encilho,  Gateados e lobunos, zainos também domei,  Um rosilho prateado em malacaras andei."
Deve estar mateando num cepo baixo, ou num guarda fogo de angico com São Pedro, numa roda de mate com muitos dos tantos amigos que partiram para a Estância Grande do Céu.

COLABORAÇÃO HILTON ARALDI

 

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial