Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Semana Farroupilha 2016 já tem temário...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas notícias do meio tradicionalista...

 

 

 

04/12/2015

Semana Farroupilha 2016 já tem temário
 
ROGERIO BASTOS 

Os 180 anos da República Rio-grandense

 

A Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, presidida por Vinícius Brum, Presidente do IGTF, decidiu, no uso de suas competências, na última reunião, no mês de novembro, que o temário e a programação dos Festejos de 2016 serão organizados a partir do tema: "A REPÚBLICA DAS CARRETAS", na comemoração dos 180 anos da Proclamação da República Rio-Grandense.
Em razão disso, não haverá apresentação de propostas de temário para os festejos de 2016. A Comissão Estadual tratará de apresentar um roteiro básico do ternário durante o Congresso.

A República das Carretas - Por Barbosa Lessa

 

A Guerra dos Farrapos aconteceu entre 1835 e 1845. Tendo à frente o General Bento Gonçalves da Silva, reuniu uma plêiade de heróis como poucos já se viu: Davi Canabarro, Antonio de Souza Neto, Giuseppe e Anita Garibaldi, buscando a emancipação da província contra um Brasil cujo império intervinha de forma a comprometer gravemente a política econômica do Rio Grande do Sul.
Em 1836 implantou-se, na serra do Sudoeste, na cidade de Piratini (que tinha na época em torno de 1.000 habitantes), a capital da República Rio-grandense. O livro "República das Carretas", de Barbosa Lessa, flagra que a verdadeira capital em certo momento teve de sair de sua seara nada fortalecida e postar-se em carretas, atravessando campos, cidades, comandadas pelo ministro da Fazenda e Interior Domingos José de Almeida - um herói cujas armas eram documentos, saber administrar, providenciar recursos para os rebeldes, e sofrer de saudades a distância da família, ou seja, um herói autenticamente moderno.

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial