Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:23º FESTIRIM, O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas notícias do meio tradicionalista...

 

 

 

27/10/2015

23º FESTIRIM, O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS
 

Via Blog do Léo Ribeiro

 

Fotos: Jeândro Garcia

Neste final de semana (24 e 25/out) a 1ª Região Tradicionalista realizou o maior evento do ano e um dos maiores de sua história, o 23ª Festirim e o 1º Festival Pré-mirim. Um recorde neste evento que começou no início da década de 90. Dedicado aos pequenos gaúchos até 14 anos, o evento reuniu mais de 1200 participantes, sendo 32 grupos nas Danças Tradicionais, e centenas cultivando a tradição em provas artísticas individuais, concursos culturais, jogos esportivos, brincadeiras e vaca parada.

Alguns dados me surpreenderam, somente nos concursos de mais prendada e peão farroupilha foram mais de 40 participantes e vaca parada em torno de 100! Sem deixar de registrar a qualidade nos piás e prendas em jogos que alguns pensam estarem esquecidos, bons de verdade de bolita, 5 marias, corrida de saco e pião. Assim como a quantidade de público presente, que com certeza superou a expectativa inicial de 8.000 pessoas.

Fazer parte de tudo isso foi emocionante, nossa função oficial, consistia na ampla divulgação do evento e seus avisos, afim de atrair participantes, e no dia registrar todos os momentos em fotos e vídeos. Por fim acabamos nos envolvendo com muitas coisas paralelas, o que nos dá uma visão ampla e um carinho ainda maior por cada um que esteve trabalhando ao nosso lado, a consolidação de cada departamento e seus voluntários é visível na qualidade dos trabalhos.

E o que dizer dos piás? Com certeza as estrelas da festa. Uns miudinhos, outros já bem grandinhos, mas todos faceiros competindo por um bonito e artesanal troféu, sem premiações em dinheiro, sem presentes, apenas por se divertir cultivando a tradição. E como é divertido para grande maioria, nunca vi tanta gargalhada na vida! A faceirice é contagiante e faz qualquer cansaço ser esquecido.
Guaíba, através da secretaria de Turismo e Cultura Claudia Mara, mostrou mais uma vez o comprometimento com o tradicionalismo, conseguindo um ótimo local, e investindo na realização do evento. Trabalho de primeira liderado pelo subcoordenador da 1ª RT Jeferson Quadros, assim como nós uma jovem liderança, mas que já mostrou toda capacidade para pequenos e grandes eventos na tradição.

 

 Jeândro Garcia - Diretor de Comunicação 1ª RT

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial