Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Cavalos:Parceiros de lida...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas notícias do meio tradicionalista...

 

 

 

16/05/2008

Cavalos:Parceiros de lida
 

 

Há quase uma década, peão tem boa amizade com cavalo

Na cavalgada, sobram bons exemplos de peões apaixonados por seus cavalos companheiros

Talvez uma das relações mais fortes entre homens e animais seja do peão com seu cavalo. Não apenas por causa da lida campeira. Existe um laço que envolve os dois, principalmente por causa da convivência diária entre eles. Na cavalgada dos ex-distritos, feita pelo grupo Tropeiros do Coração do Rio Grande, da 13ª Região Tradicionalista, não faltam homens apaixonados por seus cavalos. Mas um, em especial, chama a atenção.

Eloi Souza da Silva nasceu em Alegrete há 58 anos. A cidade, conhecida pelo tradicionalismo, não poderia ser mais propícia para um peão como ele. Aos 12 anos, começou a trabalhar no campo e não parou mais. Aos 15, já corria carreiras. Começava um estreito laço de amizade com o cavalo.

Eloi veio para Santa Maria e foi trabalhar na Universidade Federal de Santa Maria, no curso de Zootecnia, por causa de seus conhecimentos da lida de campo. Depois, foi para o Campo de Instrução de Santa Maria (Cism) desenvolver as mesmas funções. Nunca mais parou.

- E até hoje gosto - garante.

Há oito anos, Eloi tem o Baio. Um cavalo de pelagem amarela-clara que é seu fiel companheiro. Tanto que ontem, quando o grupo de cavalgada passou a noite no salão da igreja São Pedro, na Picada dos Bastos, havia apenas um lugar um pouco afastado para deixar os animais. Eloi decidiu deixar o Baio atado em uma cerca, à beira da estrada e, ali mesmo, debaixo de uma árvore, arrumou os pelegos para dormir ao lado dele. Na noite passada, novamente enfrentou o frio e o sereno da madrugada para acompanhar seu animal sob um céu estrelado.

- Sinto saudade dele, e ele, de mim - diz Eloi, um dos fundadores do CTG Sentinela da Querência.

Um homem simples, de sorriso fácil, e muito dedicado. Querido por todos, ele não dispensa uma boa cavalgada. Mas há uma condição:

- Tem de ser com o Baio. O dia em que eu perder o meu Baio, é o fim das minhas cavalgadas.Não quero outro cavalo.

Eloi é apenas um de muitos outros peões espalhados pelo Rio Grande do Sul que enxergam no seu cavalo muito mais do que um instrumento de trabalho. Para eles, o cavalo é um companheiro inseparável.

Mais
Cor do pêlo
A cor dos pêlos dos cavalos é determinada por uma combinação de 39 genes, que tornam possível o alcance de inúmeros tons de pelagens

Fonte: Bombacha Larga


 

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial