Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Teixeirinha Filho, o herdeiro por Nico Fagundes...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

10/03/2008

Teixeirinha Filho, o herdeiro por Nico Fagundes
 
 Ele é retaco, forte e sério. Fala pouco, apenas o necessário. Nas primeiras palavras deixa transparecer que é culto e pensa muito antes de falar. Então, sorri. Aí tudo se transforma, ele se revela amável, bom de diálogo, uma conversa fascinante. Se alguém conta uma piada, ri abertamente e conta outra. Como o pai, Victor Mateus Teixeira Filho é um grande contador de causos engraçados. Mais que o talento paterno, talvez seja a simpatia a força de sua penetração no mundo em que atua como artista.

Victor Mateus Teixeira Filho nasceu em Taquara. Bebezinho ainda andou com os pais pelos caminhos do Rio Grande. A parecença física com o pai sempre foi impressionante. A mãe, Maria Ezi Pereira, diz que desde os primeiros choros já era afinado...

Cresceu em Taquara. Guri de colégio, já beliscava uma guitarra e um violão que ganhou do pai e que conserva até hoje como relíquias. Gostava de declamar e de cantar. Sempre se orgulhou de ser filho do Teixeirinha, mas carregar o nome paterno nem sempre foi fácil - parecia-lhe que sempre estavam cobrando esse nome dele.

Mas ele não queria viver à sombra do pai, queria ter vida própria. Gostava dos Bertussi, do Grande Rodeio Coringa e vibrava com o talento dos trovadores gaúchos. Quando o Teixeirinha enveredou pelo cinema o Vitinho estava junto, como ator e logo produtor. Antes, sem perder de vista os estudos, trabalhou em atividades mais prosaicas. Desde 1991 atua profissionalmente. Hoje, o espetáculo ao lado de grandes músicos e cantoras é sucesso de agenda cheia.

Formado em Engenharia Mecânica pela PUCRS, teve poucos vagares para exercer a profissão. Exerceu-a durante algum tempo no Estaleiro Só, mas o persistente apelo da arte falou mais alto. Ele diz que tem várias profissões: cantor, compositor, produtor, ator, radialista e, claro, engenheiro mecânico. Já andou por Uruguai e Argentina, atuando artisticamente no Paraguai. Assim que tiver tempo, quer visitar Portugal, a África de língua portuguesa e, sobretudo, a Madeira, de onde saíram os Teixeiras, seus antepassados. Ah, e quer voltar ao rádio, pois tem paixão pelo microfone, como seu pai.

Casado com dona Maria Salete, sua musa e eterna namorada, que dirige seu escritório, é pai da Ingrid, do Victor Mateus Teixeira Neto e da Talita. A Ingrid já deu-lhes a netinha Maria Eduarda. O Teixeirinha Filho tem grande carinho pelas irmãs e por dona Zoraida, a matriarca.

Hoje, tem seis CDs vendendo como pastel em cancha de carreira. Produziu quatro filmes e foi ator em sete das produções estreladas pelo pai. Está escrevendo também sua autobiografia. Ele se declara um homem feliz. Mais agora, com o sucesso do Victor Mateus Teixeira Neto como cantor, jovem que é perfeita continuação física e artística do avô,Teixeirinha, do pai, Teixeirinha Filho, e uma grande vocação para o palco.

Assim é Teixeirinha Filho, filho da viúva e ginete de bode, grande figura humana, artista realizado, chefe de família feliz.

 

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial