Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:A Santana Velha, da filha dileta dos Farrapos!...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

29/01/2008

A Santana Velha, da filha dileta dos Farrapos!
 

Santana Velha é uma localidade situada a 30 Km de Uruguaiana, na confluência do arroio Guarapuitã com o Rio Uruguai. Na época da Revolução Farroupilha, havia naquele povoado um posto fiscal e um acampamento militar, pois era por ali que os comerciantes e as tropas passavam com destino à Argentina e ao Uruguai. Era uma necessidade estratégica dos farrapos, por não haver segurança alguma na região. E além disso precisavam combater o contrabando de gado e os grupos de salteadores que perambulavam pela fronteira. Em 1839, a população de Santana Velha foi removida para uma nova povoação, diante do antigo problema sofrido com as enchentes. E o Comandante Militar da Fronteira, David Canabarro, teve importante influência na decisão dessa mudança, sendo escolhida para a nova povoação a região do Capão do Tigre, que pertencia ao território do 2º Distrito de Alegrete.

A Assembléia Constituinte, sediada na Capital Farrapa, autorizou a fundação da Capela do Uruguai e a transferência das moradias do Passo de Santana Velha para a agora chamada Santana do Uruguai, assim como a construção do posto fiscal e do alojamento das milícias. Aos 29 de maio de 1846, o povoado transformou-se na Vila de Uruguaiana, com o respectivo território desmembrado do município de Alegrete, aos 24 de abril de 1847.

Assim, a histórica Santana Velha é o embrião da Santana do Rio Uruguai, de Uruguaiana: a Filha Dileta dos Farrapos e Cidade Alegria do Pampa Gaúcho!

Fonte: Bombacha Larga

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial