Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:DE BOTA E BOMBACHA...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

28/01/2008

DE BOTA E BOMBACHA
 
A literatura gaúcha mais difundida nos dias de hoje apresenta o traje atual do homem gaúcho em uma figura onde ele veste alpargatas, bombacha, jaqueta “jeans” e chapéu na mão. Essa informação parece-nos imprópria, por vários motivos.
Primeiro porque o uso de alpargatas não pode ser atribuído a todos os gaúchos, sendo, originalmente, de uso mais comum na Região Fronteiriça do Rio Grande do Sul.
Segundo porque ela não é, como tenta sugerir o referido desenho, tão utilizada na vida do gaúcho a tal ponto de substituir as suas tradicionais botas. Estas sempre foram, e ainda o são, tradicionalmente mais usadas, mais empregadas pelos sulistas nas lidas de campo, nos Rodeios Crioulos, nas cavalgadas e desfiles, nas viagens e nas danças de fandangos. A bota do gaúcho, dessa forma, é mais representativa do que a alpargata no traje tradicional daqueles que têm a sua indumentária estribada na vestimenta dos habitantes do interior sul-brasileiro. Quem quiser, portanto, ver um gaúcho adequadamente pilchado, conforme as suas origens campesinas, terá de vê-lo de botas, bombacha, guaiaca, camisa, lenço no pescoço e chapéu na cabeça. Esta é a imagem mais autêntica e fiel do homem gaúcho.
A alpargata é, notadamente, um tipo de calçado de uso mais restrito aos afazeres caseiros, pois não se presta a longas caminhadas, serviços de campo a cavalo e lidas que exijam mais firmeza e desenvoltura de seu usuário. A visão da jaqueta “jeans”, por seu lado, estampada na figura que circula habitualmente na Internet, representando o traje atual do gaúcho, não traduz a idéia mais fidedigna da tradicional e histórica vestimenta usada pelos gaúchos brasileiros. Nem é alpargata o calçado mais usado nem é o “jeans” o tecido mais utilizado pelos gaúchos, nos seus agasalhos. Portanto, o traje atual e mais representativo do homem que se veste conforme a Tradição dos Gaúchos é aquele que engloba as peças mais comumente usadas na sua vida cotidiana. É nessa indumentária, com a presença da tradicional bota de cano alto, que o gaúcho utiliza a espora, cavalga de chapéu tapeado na testa, caminha léguas e léguas a pé, passeia e vai para o fandango pilchado a preceito. É chegada a hora de a literatura gaúcha rever os seus conceitos e aprimorar as suas informações relativas ao jeito gaúcho de vestir.
Adequar essas informações equivocadas, divulgando a imagem mais representativa dos Campeiros do Brasil é ato que se faz necessário, pelo bem da Cultura de Todos os Gaúchos Brasileiros!
Fonte: Bombacha Larga

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial