Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:O USO DO LENÇO...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

22/07/2007

O USO DO LENÇO
 

O uso do nó do lenço procede da Península Ibérica.

Os bandeirantes usaram lenço à cabeça, bem como os Gaúchos e os Índios Minuanos. Estes usavam o lenço dobrado, passador ao redor da cabeça.
O termo vincha não foi mencionado na área brasileira. Entre os castelhanos, era uma cinta, faixa de tecido “pampa”, tira de couro com lenço dobrado com que os índios e paisanos sujeitavam os cabelos.
Atualmente, só usam a “vincha” os domadores. O lenço ao pescoço é de introdução européia e de uso de vários países sul-americanos: Bolívia, Argentina, Uruguai e Brasil.
Há vários tipos de nós, havendo alguns de simbolismo político, como o republicano composto de dois topes e uma rapadura ao centro (vermelho 1835).
Paixão Cortez em “O Gaúcho, danças, trajes e artesanato”, fez descrição minuciosa sobre os diferentes nós de lenços. Os mais conhecidos, são: nó de correr ou de namorado; nó de três galhos; rapadura; nó republicano; nó de ginete e nó comum.
- Chimango: Lenço Branco (ala radical do partido liberal no primeiro e segundo Império);
- Maragato: Lenço Vermelho (partidários do parlamentarismo, defendido por Gaspar Silveira Martins – Revolução Federalista de 1893, posteriormente Partido Libertados).

Fonte:  www.coxixogaucho.com.br e Bom dia Oeste  

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial