Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Rodeio Crioulo Gaścho: O Ontem e o Hoje!...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as śltimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

22/10/2007

Rodeio Crioulo Gaścho: O Ontem e o Hoje!
 
 O gaúcho campeiro, naqueles tempos em que os campos ainda não tinham aramados, parava rodeio na imensidão do Pampa. Escolhia um descampado e ali reunia a tropa. Quando uma rês desgarrava, esporeava o pingo até trazê-la de volta. E para evitar que a boiada estourasse, guarnecia a tropa montado no seu cavalo, circulando em volta da mesma, mantendo-a ali concentrada.Era o rodeio.



Nele se apartava o melhor, o florão da tropa, com tiros de laço certeiros. E dia de rodeio era dia de festa para o peão gaúcho. Pingos bem encilhados; ansiedade para a lida buena! Ainda mais quando prendas bonitas, nos seus melhores vestidos, prestigiavam aquelas gauchadas campeiras. Uma vez reunido o gado este ganhava o sal, era contado, apartado, vacinado e curado. Mas as tarefas mais importantes nesses rodeios eram a castração e a marcação dos machos, para o engorde; e a marcação das novilhas, para a recriação.


 
Depois da lida terminada, começavam as competições de carreiras em cancha reta, as gineteadas em potros xucros e mais tiros de laço. Os tragos de canha corriam de mão-em-mão. No almoço, uma cordeona animava o consumo do churrasco gordo, no espeto, assado em fogo de chão. À noite, no fandango, o dono da estância oferecia prêmios aos melhores do dia: potros, aperos, e outros mais. Os versos da Polca de Relação ia divertindo a todos. Dessa forma, como bem salienta Salvador Ferrando Lamberty, a convivência e o congraçamento entre os campeiros, das diversas regiões, contribuiu para a solidificação desse princípio moral e grande patrimônio gaúcho que é a hospitalidade.


 
Hoje, preservando a rica tradição dos gaúchos, inúmeros Rodeios Crioulos são organizados pelas diversas Entidades Tradicionalistas. Neles as práticas campeiras, ainda mantidas nas fazendas gaúchas, são revividas, cultivadas e preservadas em grandes encontros festivos, campeiros e, acima de tudo, tradicionais. Quando organizados por qualquer Entidade filiada ao Movimento Tradicionalista Gaúcho, seus organizadores primam sempre pela adequação da indumentária e pela correção dos demais usos e costumes tradicionais do Povo Gaúcho Brasileiro, prezando, igualmente, pela autêntica música regionalista gaúcha. E não sem razão, pois além de estarem cultivando, cultuando, defendendo e preservando a genuína Tradição dos Gaúchos Campeiros do Brasil, estão também divulgando para as outras culturas o rico Patrimônio Cultural que honra, dignifica, enaltece e identifica a todo o Povo Sulista Brasileiro!

  Fonte: Bombacha Larga   

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial