Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:O que somos, tradicionalistas ou caça-certificados...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

22/07/2007

O que somos, tradicionalistas ou caça-certificados
 

Todos nós, prendas e peões, quando resolvemos participar de concursos assinamos um Termo de Compromisso onde declaramos total conhecimento de nossos direitos e, principalmente, dos deveres e obrigações que nos cabem.Para conquistarmos um título precisamos passar por uma série de provas: escrita, oral, artística e de vida – o Relatório de Atividades Tradicionalistas. E é aí que verdadeiros tradicionalistas se distinguem de prendas e peões de momento, os chamados “cabides” de faixas e brasões.
s prendas e peões que vivem o tradicionalismo estudam e lêem para conhecer sua própria história e participam de eventos de cunho tradicionalista para aprimorar seus conhecimentos, participar das decisões do Movimento e para fortalecer cada vez mais o tradicionalismo gaúcho. Conhecem e seguem a Carta de Princípios – nosso Documento maior. E realizam projetos pelo simples prazer de colaborar.
orém, aqueles que participam de concursos, como “por esporte”, estudam apenas o necessário, se preparam somente nas áreas que interessam para o momento e freqüentam Seminários, Encontros e demais eventos tradicionalistas com apenas um intuito: receber um certificado, registrado com uma foto para comprovação em Relatório.
Outros ainda, são um tanto “desnorteados”. Pensam certo de um lado, entretanto, de outro, têm idéias inconseqüentes e irresponsáveis, formando uma consciência um pouco confusa em relação aos seus objetivos enquanto tradicionalistas.Cabe a nós, jovens tradicionalistas, obter essa consciência. Não podemos ser tradicionalistas de vez em quando. Devemos ser tradicionalistas sempre, independente do lugar ou da roupa que vestimos, nossos ideais e princípios são os mesmos em tempo integral (ou pelo menos deveriam ser).E um dos nossos maiores compromissos é transmitir essa idéia para as crianças. Elas começam cedo como prendas mirins, dente de leite, piás, piazitos – e hoje alguns CTGs contam até com a categoria chupetinha –, por esse motivo precisam crescer cientes do cargo que exercem como soldados do Movimento, independente da idade, de tudo sempre se tira algo de positivo.Não é o nosso objetivo criar uma ditadura, onde todos devem seguir regras restritas, muito pelo contrário, o que queremos é que essas crianças tenham uma formação digna e livre, para que ao chegarem à nossa idade estejam conscientes de que o seguimento do Movimento Tradicionalista Gaúcho depende de nós.
Boa sorte àqueles que tentam fazer a sua parte!

Fonte:  www.coxixogaucho.com.br   Autor: Carla Bender

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial