Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:É PRECISO RESPEITAR A TRADIÇÃO...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

22/07/2007

É PRECISO RESPEITAR A TRADIÇÃO
 
tradição

tra.di.ção
sf ( lat traditione ) 1 Ato de transmitir ou entregar. 2 Comunicação ou transmissão de notícias, composições literárias, doutrinas, ritos, costumes, feita de pais para filhos no decorrer dos tempos ao sucederem-se as gerações. 3 Notícia de um feito antigo transmitida desse modo. 4 Doutrinas, costumes etc., conservados num povo por transmissão de pais para filhos. 5 Conjunto de usos, idéias e valores morais transmitidos de geração em geração.

 É chegada a hora de alguns qüeras abrirem o "pai dos burros" e se familiarizarem com a palavra tradição já que parecem que muitos se esqueceram ou nem sabem o que é. A proibição de tocar musicas estranhas ao tradicionalismo gaúcho dentro das dependências de um CTG visa preservar a tradição gaúcha intacta para, como diz a palavra, transmiti-la de pai para filhos, geração apos geração. E é isto que os tradicionalistas vem fazendo há muito tempo. Afinal, os tradicionalista dançam "O Casamento da Doralice" há mais de 50 anos, isto é tradição! Só para lembrar, este foi o primeiro bugio gravado e a data foi 1955 - pelos "Irmão Bertussi", é só o "bugio" roncar no fole da gaita que o salão fica lotado! É só prendas e pões exibindo com orgulho a indumentária gaúcha e imitando o andar do símio que deu o nome ao tranco.
A musica citada acima, é apenas um exemplo. Poderíamos citar muitas outras musicas que os gaúchos não se cansam de dançar e ouvir, são musicas que não podem faltar em um baile gaúcho.
Quando alguns "calaveras" desavisados querem introduzir musicas, cantores e ritmos estranhos ao tradicionalismo gaúcho, é claro que os tradicionalistas verdadeiros e sérios protestam. O CBTG, que é o órgão maior e que agrega todos o  CTGs, tem obrigação de coibir qualquer tentativa de assassinato cultural. E não adianta dizer que isto é intercambio cultural, afinal, qual é o ritmo que cantores e duplas  tidas como sertanejas cantam? E qual a cultura que eles representam?  A sertaneja é que não é! No máximo um cowtry. Qualquer  pessoa que tenha conhecido a musica sertaneja não a reconheceria nos ritmos cantados por estes que se dizem sertanejos. Qual musica deles é dançada há mais que 10 anos? Que eu lembre nenhuma já que estão sempre mudando o ritmo e o compasso, então não é tradição, e sim, diversão. E a indumentária que usam é a típica do caipira brasileiro, onde nasceu a musica sertaneja? Claro que não! Eles se vestem à maneira cowtry, botas e chapéus de cow-boy e cinturão de fivela grande típico dos americano do "tio Sam".
Fica também claro que as regras da CBTG e dos CTGs não proíbe nenhum tradicionalista de ouvir musicas "sertanejas"?!! ou outro ritmo qualquer, ou de vestir "jeans" - a famosa calça de "brim coringa" que mudaram de nome para americanizar, e assim vender mais para os adeptos da cultura americana, e que mesmo sendo comprada nos Estados Unidos a preço de dólar, na maioria das vezes o brim e a confecção é daqui do Brasil - pode usar também o fivelão que mais parece um escudo, e pode usar botas e chapéus americanos também, afinal, todo vivente é livre para fazer o que quiser. Mas deve entender que dentro de um CTG (Centro de Tradições Gaúchas) as regras devem ser respeitadas e a tradição deve seguir seu caminho de encontro às novas gerações. E que estes maus tradicionalistas não venham dizer " A CBTG quer me proibir de ouvir as musicas sertanejas que meu pai ouvia", que eu vou responder - DUVIDO! Não neste compasso, e nem desta maneira, teus pais ouviam, se é que ouviam, era a moda de viola, a catira e o pagode - e não estou falando deste arremedo de samba que hoje chamam de pagode! Portanto, é preciso respeitar a tradição gaúcha, ou ir choramingar em outras freguesias ou desfiliem-se da tradição gaúcha.
Ademir Canabarro - um missioneiro
Mensagem postada no ONTG (Observatório Nacional do Tradicionalismo Gaúcho) http://groups.msn.com/ontg

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial