Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Lenço: Tradição do Rio Grande estampada no peito!...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

01/08/2008

Lenço: Tradição do Rio Grande estampada no peito!
 

Lenço Gaúcho de Pescoço: a Tradição Gaúcha Sul-rio-grandense estampada no peito!

 

O ato de cultivar é próprio da Cultura Gaúcha Sul-brasileira, assim como o é os de cultuar, transmitir e preservar a herança recebida de nossos antepassados, na concretude da Tradição. No que se refere ao lenço de pescoço do gaúcho sul-rio-grandense, este, historicamente, já foi usado como uma bandeira política. Entretanto, ele permanece ainda hoje na indumentária do gaúcho brasileiro como uma forma de reverenciar e manter esse uso antigo e tradicional na forma de vestir do gaúcho do Rio Grande do Sul. Assim, manda a Tradição Gaúcha Brasileira que o lenço gaúcho de pescoço seja usado com as suas pontas à mostra, sobre o peito. As Diretrizes do MTG/RS para o Uso da Pilcha Gaúcha Sul-rio-grandenses, assim regulamentam o uso do lenço gaúcho do Rio Grande:

LENÇO: no caso do uso com algum tipo de nó, com a medida de 25 cm a partir deste. Com o uso do passador de lenço, com a medida de 30 cm a partir deste. Nas cores vermelha, branca, azul, verde, amarela, ou carijó nas cores supra citadas. É possível, ainda, carijós em marrom ou cinza”.

 

Naturalmente que o comprimento das referidas pontas não estão assim reguladas para serem usadas por dentro da roupa do Tradicionalista. Os modismos, no entanto, têm incentivado o uso dessa importante peça da indumentária do gaúcho - o lenço de pescoço - de forma a esconder as suas pontas. Esta, certamente, nunca foi, não é e não deve ser a maneira correta de se trazer no pescoço o tradicional lenço dos gaúchos sul-rio-grandenses, junto ao seu traje regional- típico-tradicional. Excepcionalmente, nos dias de frio, o seu uso por dentro da camisa vem a contribuir na proteção do homem sulista contra a intempérie. Entretanto, o uso corrente dessa forma de portar o lenço de pescoço, escondido, vem a ferir a autêntica Tradição Gaúcha dos Campeiros do Rio Grande do Sul. Configura-se esse ato, como o uso dos “lencitos”, "lenços-fitas" pretos ou floridos, em mais uma incoerência histórico-cultural no uso da indumentária gaúcha típica dos gaúchos sul-brasileiros. Essa forma errônea de ocultar o lenço de pescoço gaúcho só contribui para esconder a verdadeira Tradição dos Centauros das Coxilhas do nosso Garrão Brasileiro. Usar corretamente o lenço de pescoço é, portanto, um dever de todo o Cidadão Tradicionalista Gaúcho Brasileiro. Os aspectos culturais explicitados nos artigos 6. e 20. da Carta de Princípios do MTG reforçam essa exigência do Tradicionalismo. Manter o nosso patrimônio sociológico representado pela vestimenta e zelar pela pureza e fidelidade de nossos costumes autênticos são conduta imprescindíveis de todos os Tradicionalistas, no ato de cultuar e preservar as ricas Tradições Regionais do Animoso e Bravo Povo Gaúcho do Sul do Brasil!

 

FONTE: BOMBACHA LARGA

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial