Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:Rio Grande do Sul fundado em 1737...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

16/05/2008

Rio Grande do Sul fundado em 1737
 


HISTORIA DO RIO GRANDE DO SUL
Por Manoelito Carlos Savaris
TU SABIAS?

Tu sabias que a primeira povoação do Rio Grande do Sul nasceu em 1737?

Foi no dia 19 de fevereiro de 1737 que o Sargento-Mor José da Silva Paes (mais tarde elevado a condição de Brigadeiro) desembarcou nas praias ao sul da barra do rio Grande e lançou os fundamentos da primeira povoação do nosso Estado.

A expedição de Paes compunha-se das galeras Leão Dourado, com a invocação de Nossa Senhora de Nazaré, em que vinha Paes; Bonita, com a de Nossa Senhora Madre de Deus; da Balança d’El-Rei, com a de Nossa Senhora da Conceição; do bergantim Bicha Cadela, com Nossa Senhora da Piedade; e da corveta São Francisco Xavier Santana.

Na comitiva e Paes figuravam o comissário Antonio Noronha da Câmara, um tesoureiro da Real fazenda, um ajudante, os capitães João Batista e João Caetano de Barros, três alferes, sete sargentos, noventa infantes do Rio, cinqüenta e seis da Bahia, trinta e sete dragões, trinta e sete artilheiros e diversas praças, ao todo 254 militares, alem de marinheiros, escravos e alguns paisanos que vinham povoar a terra.

Com esse pessoal estabeleceu-se Paes na extremidade norte da península formada pelo Saco da Mangueira, de um lado, e pelo rio do outro, onde tratou de levantar um forte, a que deu a invocação de Jesus-Maria-José.

Vencendo inúmeras dificuldades, desde o terreno arenoso até a falta de madeiras nas proximidades, consegui o bravo Brigadeiro fundar o presídio do Rio Grande, simples posto militar, vindo a se tornar em pouco tempo num prospero povoado, ao qual foram aportando famílias. Hoje no local está a cidade de Rio Grande.

Foi Silva Paes o fundador do Rio Grande, representando o Governo Português, numa terra que, pelo Tratado de Tordesilhas, pertencia à Coroa Espanhola. Ele permaneceu no rio Grande até 11 de julho de 1739

Fonte: IGTF E Coruja Filho (Dr. Sebastião Leão). Datas Rio-grandenses, 1962.

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial