Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
Chasque Pampeano:O sobrenome de David Canabarro...

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 

14/05/2008

O sobrenome de David Canabarro
 
HISTORIA DO RIO GRANDE DO SUL


Por Manoelito Carlos Savaris


 

TU SABIAS?


 

Tu sabias que David Canabarro não nasceu com este sobrenome?


 

Quando eclodiu a Revolução Farroupilha, Divid Canabarro já era soldado adestrado e grande conhecedor dos pampas, desde as cochilhas do Rio Grande, às margens do Rio da Prata.


 

Nasceu ele em 1793 a uma légua da freguesia de Taquari, filho de Jose Martins Coelho e de Mariana Ferreira, filhos ambos daqueles primeiros casais açorianos que primeiro povoaram a então Província de São Pedro do rio Grande.


 

A freguesia de Taquari era um pequeno reduto onde se concentrava uma tenaz resistência ao invasor castelhano que insistia em retomar, para o governo de Buenos Aires, o domínio do território perdido para os Portugueses, fruto dos acordos conhecidos como Tratado de Madrid e Tratado de santo Ildefonso.


 

Foi entre o trabalho rude do amanho de uma terra ainda virgem e as reminiscências de uma guerra ainda recente contra o invasor que ocupava a campanha Rio-grandense durante 13 anos que cresceu David.


 

Eis que com dezessete anos incompletos encontramos David José Martins, praça de 2ª linha, marchado através dos pampas, sob o comando de Don Diogo de Souza.


 

A promoção a cabo, por merecimento, logo no começo da careira, foi o primeiro degrau por onde haveria de subir até o generalato.
 

 

Por atos de bravura foi sucessivamente subindo, até que foi nomeado alferes, distinção difícil de ser obtida aos brasileiros de nascimento humilde.
 

 

A troca de sobrenome, passando de Martins a Canabarro, nunca foi definitivamente justificada, mas um manuscrito anônimo existente na biblioteca do Instituto Histórico e Geográfico, encontra-se a seguinte explicação:


 

“quando Manoel Todosio Ferreira, avo materno de David, regressava da campanha de 1814, encontrou casualmente, na outrora vila do Rio Pardo, o marquês de Alegrete a quem foi cumprimentar à portinhola da carruagem, teria exclamado: “Oh! Sr. Canabarro, V. Ex. por aqui, folgo muito de o ver”.


 

“Teodosio obteve falar com ele a sos por minutos fora da carruagem. O que eles falaram jamais alguém o soube até hoje”.


 

“Foi desde então que as pessoas da família começaram a usar o sobrenome – Canabarro”.



Fonte: “A vida de David Canabarro” conferencia realizada pelo Dr. H. Canabarro Reichardt, proferida em 27 de agosto de 1934. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, IV trimestre, ano XIV. Porto Alegre. 1934.

 

 

Fonte: IGTF

 


Você também pode publicar um artigo de sua autoria no Jornal Virtual Chasque Pampeano. Mande seu texto e/ou foto, Cliques aqui para enviar:CHASQUES

Volta para página inicial