Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/chasquepampeano/public_html/Connections/Connection.php on line 18
.:CHASQUE DO GUIMARÃES:.

Visitante Nº:
contador de visitas

Visitante Nº:
contador de visitas

  Aqui as últimas matérias do meio tradicionalista...

 

 

 


GAÚCHO QUE SE PREZA GOSTA DE ESTAR PILCHADO
 

Houve tempos em que andar pilchado era motivo de chacota, risos, gozações, isso dentro do Rio Grande do Sul, esses tempos passaram, hoje a pilcha gaúcha é respeitada em qualquer lugar que ande, até por lei foi transformada em traje oficial do Rio Grande do Sul (veja o texto da lei abaixo).

Porém temos notado e não é de agora, junto aos nossos CTGS, e isso falo de cadeira, pois tenho 40 anos de tradicionalismo, um certo desinteresse, principalmente pelos jovens, o que é muito preocupante, pois serão os adultos de amanhã, em usar as pilchas, principalmente falando a bombacha.
Assim vemos em Rodeios, ENART, eventos dentro dos CTGS, os jovens usando a bombacha somente durante as apresentações, sendo que logo após, tiram esse traje, colocam uma bermuda e ninguém mais diz que eles pertencem a um CTG, que são tradicionalistas, que querem mostrar a todos que amam e respeitam as tradições que estão representando, nos parece então que essas pessoas não gostam de usar a bombacha, não gostam de estar pilchados, usando-a somente naquele momento em que são obrigados, durante as danças tradicionais, dando assim uma impressão de não pertencerem a um CTG e sim a uma Associação Esportiva Tradicionalista.
Temos que tentar mudar esses procedimentos, incutindo principalmente nas crianças e jovens o significado de estar pilchado, o gosto pelo uso da bombacha, assim não veremos mais em rodeios, Enart, eventos, grupos de jovens de camisetas, bermudas ou abrigos e bonés, parecendo pertencerem a times de futebol, grupos colegiais, mas tudo menos jovens verdadeiramente gaúchos, mostrando a todos o valor de suas tradições.
Sabemos que o exemplo deve vir de cima, de quem comanda, de quem ensina, por isso pedimos uma conscientização de todos, especialmente das Patronagens no sentido de promover em seus comandados o prazer de usar as pilchas e então veremos, como eu já vi, grupos que ao irem a um evento já saem de seu CTG pilchado, permanecendo pilchado durante, dando assim um brilho maior aquilo que se quer mostrar, ou seja, as lindas tradições do nosso estado.

Lei das Pilchas Lei nº. 8.813, de 10 de janeiro de 1989
Autoria: Deputado Joaquim Moncks

Art. 1º. - É oficializado como traje de honra e de uso preferencial no Rio Grande do Sul, para ambos os sexos, a indumentária denominada "Pilcha Gaúcha". Parágrafo Único - Será considerada "Pilcha Gaúcha" somente aquela que, com autenticidade, reproduza com elegância, a sobriedade da nossa indumentária histórica, conforme os ditames e as diretrizes traçadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Art. 2º. - A "Pilcha Gaúcha" poderá substituir o traje convencional em todos os atos oficiais públicos ou privados realizados no Rio Grande do Sul.

Art. 3º. - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º. - Revogam-se as disposições em contrário.

Assembléia Legislativa do Estado, em Porto Alegre , 10 de janeiro de 1989.

 

_____________________________

CONTATE CONOSCO > fones( 51) 9987.5880 - Porto Alegre /RS

Cliques aqui para mandar um Chasque: CHASQUES

Volta para página inicial